
Inspeção Técnica Predial
Tipos de Inspeção Predial
-
Inspeção Predial de Edificação (completa): Inclui diversas atividades de avaliação das condições técnicas gerais da edificação. Esta inspeção, pode ter o apoio de testes e verificações expeditas, apurando as causas da situação, classificação da importância das falhas, anomalias e manifestações patológicas mais significativas, assim como indicação das ações necessárias para assegurar a conservação da edificação.
-
Inspeção Predial Especializada (parcial): A Inspeção Predial Especializada é um processo de menor abrangência e mais aprofundado de inspeção, que visa avaliar as condições técnicas de um sistema ou subsistema específico. Normalmente é desencadeada pela Inspeção Predial de Edificação, de forma a complementar ou aprofundar o diagnóstico.
-
LTIP - Laudo Técnico de Inspeção Predial (obrigatório):
Em Porto Alegre - RS, a Lei Complementar nº 806, de 27 de dezembro de 2016 instituiu o LTIP (Laudo Técnico de Inspeção Predial) obrigatório para edificações com mais de 10 anos. Este visa indicar as manifestações patológicas, fornecer as recomendações e serviços a serem executados, com o respectivo prazo, bem como risco de acidentes, atestando as condições de segurança e estabilidade estrutural de toda edificação.
Tipos de LTIP:
-
LTIP INICIAL E CONCLUSIVO: informa que não há recomendações e serviços a serem executados, atestando que a edificação apresenta segurança e estabilidade estrutural
-
LTIP INICIAL COM RECOMENDAÇÕES: atesta os reparos ou serviços a serem executados para a manutenção e recuperação da edificação, assim como providencias a serem adotadas, se necessárias, relativas a lindeiros e logradouro público
-
LTIP CONCLUSIVO: informa que as obras para a manutenção e recuperação da edificação, indicadas no Laudo Inicial com Recomendações, foram executadas, atestando que a edificação apresenta segurança e estabilidade estrutural
-
Componentes do LTIP - Laudo Técnico de Inspeção Predial (obrigatório):
No item das orientações técnicas constantes no laudo, serão detalhados, dentre outros, os seguintes sistemas construtivos, se houver:
I – elementos estruturais aparentes
II – sistemas de vedação, externos e internos
III – sistemas de revestimentos, incluindo as fachadas
IV – sistemas de esquadrias
V – sistemas de impermeabilizações
VI – sistemas de instalações hidráulicas
VII – sistemas de instalações elétricas, de geradores e de elevadores
VIII – sistemas de coberturas
-
Periodicidade do LTIP - Laudo Técnico de Inspeção Predial (obrigatório):
A periodicidade para a apresentação do LTIP será a cada 5 (cinco) anos, contados da data de elaboração do LTIP Inicial com Recomendações ou do LTIP Inicial e Conclusivo.

Percussão em Fachadas
01/19 - 01/23
Verificação de revestimentos cerâmicos e rebocos por percussão.
Valor:
CONSULTE

LTIP
01/19 - 01/23
Laudo Técnico de inspeção Predial
Visa indicar as manifestações patológicas, fornecer as recomendações e serviços a serem executados, com o respectivo prazo, bem como risco de acidentes, atestando as condições de segurança e estabilidade estrutural de toda edificação.
A Partir de:
R$1597,95

Inspeção DRONE
01/19 - 01/23
Melhore sua capacidade de analise e visualização das demandas do condominio.
Verificações em telhado, fachada, aberturas e locais de dificil acesso.
A Partir de:
R$599